quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mudanças estão vindo na paisagem 3D no Google Earth, para dispositivos móveis.

Foi anunciado ontem no Blog oficial do Google que, no próximo verão (acredito que em agosto) será apresentado os modelos 3D do Google Earth para dispositivos móveis, que serão produzidos a partir de fotos aéreas de 45º com um novo modelo de renderização de técnicas de visão computacional, onde todos os edifícios serão modelados, de forma que tudo fique em 3D como no mundo real, com isso os modelos mais detalhados feitos por colaboradores tendem a desaparecer e com o passar dos anos esse modelo também abrangerá o Google Earth para desktop.




Esse vídeo mostra como será apresentado o Maps para dispositivos móveis (Celulares e tablets).



Isso me deixa um pouco triste pois, tenho dedicado centenas ou até mesmo milhares de horas em  modelagem para o Google Earth, ver tudo isso desaparecer não vai ser fácil, o futuro está constantemente se modificando com novas tecnologias, nós não podemos ficar alheio a tudo isso, precisamos caminhar ao lodo e não ficar para trás. Vida que segue!
No Brasil as cidades que tem a visão de 45º são: Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Acredito que é questão de tempo para muitas outras cidades entrarem nesse mesmo patamar, a Copa está as portas e o Brasil estará nos olhos do mundo, "o Google não costuma perder".

Um comentário:

Maurício Leonardi disse...

Saudações Eloi! Estou um pouco mais otimista em relação ao que vc falou. Acho que os colaboradores continuarão a manter seus modelo no GE, pois já consegui que meus modelos sejam aceitos em Roterdan, por exemplo. Mas muito obrigado pela dica.

Ocorreu um erro neste gadget

National Geographic POD

NASA Image of the Day